MIX MARIA
Casa do Gesso
Lançamento

Secretaria de Educação lança projeto Mais IDEB em Santa Rosa

O Projeto Mais IDEB, acontecerá nas Escolas Francisco José dos Santos e José Mariano, no formato hibrido, onde serão realizadas aulas presenciais a partir de 09 de Agosto de 2021.

05/08/2021 11h18Atualizado há 2 meses
Por: Edna Bezerra
159

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Piauí através da Secretaria de Educação realizou na manhã desta quarta-feira (04) o lançamento do Projeto Mais IDEB, que acontecerá nas Escolas Francisco José dos Santos e José Mariano, no formato hibrido, onde serão realizadas aulas presenciais a partir de 09 de Agosto de 2021.

Antes de reabrir as portas das 05 unidades de ensino, a SEMED montou um plano de ação com diretrizes a serem seguidas pelos profissionais de cada instituição de ensino, alunos e pais. As medidas foram elaboradas seguindo as recomendações Decreto Estadual Nº 19.429, de 08 de janeiro de 2021 que aprova o Protocolo ESPECÍFICO Nº 001/2021 com medidas de Prevenção e Controle da Disseminação do SARS-CoV-2 (COVID-19) para o setor relativo à educação, para o ano letivo de 2021, seguindo o Decreto Estadual nº 19.553 de 30 de março de 2021 que reconheceu como essenciais as atividades desenvolvidas no âmbito da rede pública e das instituições privadas de ensino, considerando a Nota Técnica Nº 02/2021 de 27 de julho de 2021 do MP/PI e considerando a recomendação Nº 07/2021 da 4ª Promotoria de Justiça de Oeiras de 03 de agosto de 2021 para retomada das atividades presenciais.

O Plano de retomada das atividades letivas presencias na pandemia que garante o direito a educação aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa do Piauí no ano letivo de 2021 no 2º semestre será gradual, com um número reduzido de alunos, atendendo inicialmente com aulas presenciais estudantes matriculados nas turmas de 5º e 9º ano, que corresponde a 16% do total de alunos da rede. O Plano foi apresentado e aprovado pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento a pandemia do coronavírus do município, pelos comitês de covid-19 das escolas e pelos pais de alunos da comunidade escolar.

Durante o período de início das aulas remotas 04/08 até a chegada do primeiro grupo de estudantes presencialmente no dia 09 de agosto, as escolas passam por um processo de organização total. Os professores se reuniram para decidir quais adequações são necessárias de acordo com cada realidade. “Os pais também foram convidados a reuniões escolares das referidas unidades de ensino que aconteceram no dia 30 de julho de 2021 para conhecer o projeto e e optar pelo formato de aula que os filhos participarão”, declara a secretária municipal de Educação Janaina Freitas.

As unidades de ensino seguirão as diretrizes elaboradas pela SEMED e aprovadas pelos órgãos de saúde sanitária. Além de materiais como dispensers de álcool gel 70%, tapetes sanitizantes, totens de álcool em gel, face shields, equipamentos de proteção de individual, as equipes escolares estão organizando formas de receber bem os alunos.

“Prepararemos as salas de aula para que fiquem bastante arejadas, com distanciamento entre as carteiras e um pequeno número de alunos realmente na escola. Não abriremos mão da segurança, mas é imprescindível minimizar os prejuízos educacionais causados por tanto tempo fisicamente longe da escola”, finaliza a coordenadora de ensino Ivonete Ferreira, da Escola Municipal Francisco José dos Santos.

 

  • Secretaria de Educação lança projeto Mais IDEB em Santa Rosa
  • Secretaria de Educação lança projeto Mais IDEB em Santa Rosa
  • Secretaria de Educação lança projeto Mais IDEB em Santa Rosa
  • Secretaria de Educação lança projeto Mais IDEB em Santa Rosa