MIX MARIA
Casa do Gesso
Capacitação

Conselheiros tutelares de Santa Rosa participam de capacitação do SIPIA

capacitação do SIPIA é de extrema importância, porque é uma ferramenta que possibilita condensar as informações sobre violação dos direitos contra a criança e ao adolescente no município.

07/02/2022 11h16Atualizado há 3 meses
Por: Edna Bezerra
133

Na manhã desta segunda-feira (07), os conselheiros tutelares de Santa Rosa do Piauí iniciaram a capacitação operacional do Sistema para Infância e Adolescência (SIPIA). A capacitação é oferecida pela Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com SASC. A capacitação está acontecendo nesta manhã para os 05 conselheiros tutelares do município em Oeiras Piauí.

A capacitação do SIPIA é de extrema importância, porque é uma ferramenta que possibilita condensar as informações sobre violação dos direitos contra a criança e ao adolescente no município. Ela também permite que monitore, avalie e, assim, possa tomar decisões de novas políticas públicas para infância e adolescência.

Essa capacitação prepara o conselheiro a ter uma eficácia melhor no atendimento diário com o público-alvo. O sistema auxilia dando um esclarecimento maior, com todas as nomenclaturas e o Estatuto da Criança do Adolescente atualizado. Ao fazer o atendimento, os conselheiros vão lançar no sistema e por meio dele já vai sair toda documentação pronta. Isso facilita o dia a dia nas questões burocráticas e em como formatar a documentação. Eles vão aprender a como operacionalizar o sistema no momento que atender alguém que teve um direito violado.