MIX MARIA
Casa do Gesso
Alerta

Prefeitura de Santa Rosa alerta população sobre surto Mão-Pé-Boca

A doença já infectou várias crianças no município.

30/03/2022 12h41
Por: Edna Bezerra
167

A Prefeitura de Santa Rosa do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem alertar sobre o surto da Síndrome Mão-Pé-Boca no município, que já infectou várias crianças.

A virose acomete principalmente crianças menores de cinco anos. Porém os adultos e adolescentes não estão imunes e podem ser infectados, mas a maioria dos casos não desenvolve sintomas e podem ser transmissores assintomáticos do vírus.

Apesar de contagiosa a doença, quando diagnosticada ainda no início, não oferece riscos à criança e desaparece espontaneamente após 10 dias, e é recomendado o afastamento da criança da escola por uma semana após a descoberta da doença.

A doença atinge também o sistema digestivo e é causada pelo vírus coxsackie da família dos enterovírus. A febre alta é um dos principais sintomas da virose, e cerca de três a cinco dias depois da infecção, começam a surgir pequenas aftas na boca e bolinhas com líquido nos pés e mãos. O contágio e transmissão da Síndrome são via oral, por meio de secreções (tosse e espirro).

Tratamento:

Como a doença é autolimitada (tem começo, meio e fim), o tratamento tem apenas o intuito de aliviar os sintomas. São utilizados analgésicos, anti-inflamatórios e devem ser prescritos após avaliação médica.

Confira as informações no Informativo: