Na manhã desta terça-feira (30), os novos conselheiros tutelares de Santa Rosa do Piauí participaram da capacitação operacional do Sistema para Infância e Adolescência (SIPIA). A capacitação é oferecida pela Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social. A capacitação está aconteceu nesta manhã para os 05 conselheiros tutelares titulares e também para os suplentes.
A capacitação do SIPIA é de extrema importância, porque é uma ferramenta que possibilita condensar as informações sobre violação dos direitos contra a criança e ao adolescente no município. Ela também permite que monitore, avalie e, assim, possa tomar decisões de novas políticas públicas para infância e adolescência.
O secretário de Assistência Social João Muniz afirma que a capacitação tem “O objetivo de capacitar os conselheiros tutelares quanto ao funcionamento e desempenho de suas atribuições a frente ao Conselho”.
Essa capacitação prepara o conselheiro a ter uma eficácia melhor no atendimento diário com o público-alvo. O sistema auxilia dando um esclarecimento maior, com todas as nomenclaturas e o Estatuto da Criança do Adolescente atualizado. Ao fazer o atendimento, os conselheiros vão lançar no sistema e por meio dele já vai sair toda documentação pronta. Isso facilita o dia a dia nas questões burocráticas e em como formatar a documentação. Eles vão aprender a como operacionalizar o sistema no momento que atender alguém que teve um direito violado.
Mín. 21° Máx. 34°