Com o intuito de buscar novas políticas e melhorias voltadas para a infância e adolescência, a Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Piauí, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef e com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, realizou nesta última quarta-feira, 29 de maio, o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2021–2024.
O evento, realizado na Casa da Cultura, teve como objetivo apresentar as ações realizadas no município, que já estavam planejadas no I Fórum Comunitário no ano de 2022.
Os Fóruns Comunitários são momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. A realização do Fórum tem caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF.
Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Chico Santos, a articuladora do Selo Unicef, Franciente Ferreira, a presidente do CMDCA, Isabel Cristina, além de representante Carlos Eduardo e de todo o grupo do NUCA, dos Vereadores Renildo Bezerra, Dinar, Dão Araújo, secretários municipais, lideranças e entre outros.
Durante o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, o município reuniu a sociedade para apresentar os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no 1º Fórum Comunitário, em 2022.
Nesse plano, foram traçadas metas para as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, que ao longo desses quatro anos cumpriram atividades pré-estabelecidas pela metodologia do Selo UNICEF. O objetivo central é garantir que as políticas públicas de qualidade possam continuar e perdurar, a fim de que o público-alvo tenha condições de vida satisfatórias.
Após os discursos, os participantes se dividiram em grupos para analisar e debater sobre os resultados obtidos mediante os projetos, políticas sociais, palestras e outras ações realizadas em prol das crianças e adolescentes do município.
Os representantes dos grupos explicaram como estão os indicadores de cada setor, bem como a participação deles nas ações, frisando os avanços conquistados e as áreas que ainda precisam de melhorias.
O resultado do Selo Unicef da edição 2021/2024 será divulgado em outubro deste ano, após as eleições municipais.
Mín. 21° Máx. 31°