A Prefeitura de Santa Rosa do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), encerrou na manhã desta quarta-feira (15), a “Busca Ativa Escolar” no município. A ação percorreu toda a zona rural e urbana do município com a intenção de realizar a matrícula de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou quem não realizou a matricula ainda. As atividades deram inicio nesta última segunda-feira (13).
O objetivo foi identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar. Para esta ação, que tem o objetivo de contribuir para a inclusão escolar, a SEMED formou equipes que realizaram visitas nas residências onde moram os alunos que não estão matriculados em escolas ou creche de Santa Rosa.
A proposta do trabalho aconteceu de forma integrada e intersetorial entre as secretarias municipais da Educação, Saúde e Conselho Tutelar. O levantamento das crianças foi feito fora da escola, e realizado pelos agentes comunitários de saúde que localizaram as crianças e os jovens que não estavam matriculados ainda na escola.
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia proposta no Plano Municipal de Educação e que faz parte da ação “Fora da Escola Não Pode” do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef).