Casa do Gesso
Entrevista

Prefeito de Santa Rosa fala sobre a situação do município em período de pandemia

O prefeito falou da preocupação e das principais ações que estão sendo tomadas juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e as demais secretarias do município.

01/04/2020 18h40Atualizado há 4 meses
Por: Edna Bezerra
1.153

O Prefeito Municipal de Santa Rosa do Piauí, Veríssimo Siqueira, falou da situação do município em realização as medidas tomadas para a prevenção contra o COVID-19. O prefeito falou da preocupação e das principais ações que estão sendo tomadas juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e as demais secretarias do município.

O prefeito falou que está seguindo as orientações recomendadas pela OMS e pelos decretos publicados pelo governo do estado, “Nós estamos seguindo as orientações tanto da Organização Mundial da Saúde, do Ministério de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, para que faça o máximo possível de isolamento social da população do nosso município. É isso que nós estamos pedindo ao povo, que se resguarde o máximo possível em suas residências, que só saiam naqueles momentos cruciais mesmo, que precisam ir a bancos, supermercados, a farmácia”, disse o prefeito.

Verissimo falou ainda, que tem contado com o apoio da população para que tudo seja feito como está sendo recomendado, “Para que saia tudo como está sendo recomendado, nós temos contado com a colaboração da sociedade, a população está consciente do que tem que ser feito. O povo está entendendo que realmente precisamos fazer isso, então neste período, aqui em Santa Rosa, estamos seguindo essas orientações, acatando essas recomendações técnicas e médicas, porque tem se provado que é isso é que dá o resultado, lá mais na frente que nós vamos sentir o resultado positivo. Então são essas orientações que nós estamos aqui seguindo”, falou Verissimo.

Ainda em sua fala, o prefeito chamou a atenção para o funcionamento de alguns setores, mas que se faça um rodizio e não formem aglomerações nas repartições, “O que nós estamos fazendo é pedir a todos os diretores, chefe de departamento, que temos que manter a funcionalidade da administração, mas que faça um rodízio entre aqueles servidores, que não fique todo mundo na repartição, que faça um serviço numa escala para que ele venha cumprir, para que a população encontre as resolutividade nas ações, especialmente naquelas ações urgentes e emergentes, mas que também nós estamos pedindo o máximo possível que seja resolvido vias telefones, whatsApp, esses meios de comunicações modernas que hoje nós temos, “ relatou o prefeito.

O prefeito disse que seguirá o decreto publicado pelo governador, publicado nesta terça-feira (31), prorrogando a abertura do comércio e outras atividades no Estado, “Com certeza, o município tem sua autonomia, mas dentro do estado tem que ter essa sintonia, não adianta o governador decretar obediências a algumas medidas, e o município não obedecer, porque lá no futuro nos certamente precisaremos do Estado e o Estado não vai ter a contrapartida. Então nos vamos cumprir integralmente o decreto do governador e vamos fazer cumprir, aquelas atividades que lá no decreto que diz que não podem ser reabertas. Nós estamos cobrando aqui do nosso comércio, as nossas atividades, vamos fazer cumprir, apesar de nos já termos um decreto em nível de município que estenderia as atividades até pós semana santa, que era até o dia (13) de abril, mas esse momento o governador fez o decreto inclusive estendendo para os municípios, dando ênfase aqui nas aulas da rede municipal, estadual e inclusive a rede privada, mas que vamos fazer cumprir esse decreto e para isso contamos com a equipe da vigilância sanitária, policia militar, o setor de controles e tributos que vêm fazendo com que as ações sejam fiscalizadas e cobradas para que esse decreto seja cumprido na risca”, disse Verissimo.

O prefeito disse para a população ficar tranquila, que a administração está trabalhando, no sentido de orientar sobre a pandemia. O prefeito concluiu dizendo que o município de Santa Rosa não tem se quer um caso suspeito, mas que todos têm que se prevenir.  O prefeito pediu ainda a compreensão de toda a população, apesar de que já conta com a contribuição de todos, mas reforça o pedido para dizer que essa é a orientação e que continuemos com isolamento social.