Com o intuito de prevenir e orientar a população, contra a dengue, a Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (15), um mutirão contra a Dengue.
Equipes foram direcionadas estrategicamente em diversos pontos da cidade com a missão de orientar, realizar trabalhos de prevenção e recolher todo o lixo e entulhos. A ação foi realizada no centro da cidade e no povoado Santana.
Para auxiliar o combate a dengue, em Santa Rosa, a Prefeitura está intensificando as ações realizadas no município e os agentes de endemias realizam bloqueios de controle de criadouros. A participação da população é fundamental no combate ao mosquito transmissor da dengue.
No mutirão, estavam engajados, a Vigilância Sanitária, Os Agentes Endemias, e jovens colaboradores. Na abertura teve café da manhã. O prefeito Veríssimo Siqueira também estava presente no primeiro momento.
Nesta quinta-feira (16) a ação, será realizada no bairro Santo Antônio e na sexta-feira (17) será no bairro Fazenda.
A Secretária de Saúde Daniela Rabelo destaca que o combate ao mosquito está diretamente ligado à conscientização, apoio e participação da população para manutenção de suas casas em ordem, sem acúmulo de materiais que possam servir de criadouros e também ajudando a fiscalizar possíveis focos do mosquito nos bairros. “na ação, a equipe de agentes de combate às endemias percorreu todas as áreas do Bairro Centro, eliminando focos e possíveis criadouros de larvas dos mosquitos e conscientizando a população” disse a secretária.
Os profissionais de Saúde realizaram visitas domiciliares, orientando os moradores sobre como fazer a vistoria no imóvel para evitar a proliferação e extinguir possíveis viveiros de mosquitos. Além dos agentes de combate às endemias, as atividades também contam com a participação de agentes comunitários de saúde em parceria da Secretaria Municipal de Obras.
Este é o Terceiro mutirão da Dengue que está sendo realizado pela Gestão Mais Trabalho Mais Futuro.
O coordenador dos agentes de combate às endemias, Paulo Veraz, informa que as ações de monitoramento e enfrentamento ao mosquito também acontecem na zona rural do município, em regime Anual.
Na oportunidade os profissionais da saúde, vigilância Sanitária e polícia militar realizaram o monitoramento das pessoas que chegaram de outros estados, repassando as orientações do ministério da Saúde na prevenção contra o COVID-19.