Visto que durante o isolamento social, em meio à pandemia da Covid 19, a violência doméstica contra as mulheres aumentou consideravelmente. Muitas vítimas estão com dificuldade de denunciar o agressor ou de buscar ajuda, porque estão o tempo em sua companhia.
Nesta quinta-feira (30), foi realizada uma visita as farmácias do município de Santa Rosa para divulgação da Campanha contra a violência doméstica. A ação de mobilização de denúncia funcionará da seguinte forma: um “X” escrito com batom (ou outro material) na palma da mão da mulher vítima de violência, que pode ser mostrado na farmácia. Quando a vítima apresentar o X, o atendente deve ligar para o número 190 e acionar a Polícia Militar. Em seguida se possível, conduzir a vítima a um espaço reservado pela farmácia, para aguardar a chegada da polícia. Ressaltando que para a segurança de todos e sucesso da operação, o sigilo e discrição são muito importante.
Também foi feito a divulgação da Campanha nos espaços públicos do município tais como supermercados e mercearias, hospitais, UBS, lojas dentre outras. A divulgação da campanha está sendo feita pela secretaria, através da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV tanto na zona urbana quanto rural.
A Secretária de Assistência Social, Gelma Santos, e a psicóloga do município, Ludymila Damasceno, estiveram visitando as farmácias repassando a importância da campanha. Foi feito a colagem dos cartazes em locais públicos. E nas farmácias foi uma cartilha com orientações.