Casa do Gesso
PSE

Programa Saúde na Escola foi realizado nas escolas de Santa Rosa do Piauí

Na oportunidade, o profissional estava verificando a temperatura dos pais com o termômetro Infravermelho como a estratégia de prevenir e detectar alteração nas pessoas para evitar a contaminação do novo coronavírus.

02/09/2020 08h35
Por: Edna Bezerra
33

Na manhã dessa terça-feira (01), o Programa Saúde na Escola - PSE foi realizado nas escolas do município de Santa Rosa do Piauí. A ação foi realizada na entrega das atividades dos alunos nesse período de pandemia. As aulas estão acontecendo de forma remota.

A Secretaria de Educação em parceria com Saúde formou equipes de profissionais para auxiliar os pais e responsáveis na entrada das escolas, organizando filas e orientando para não haver aglomerações e evitar os mesmos adentrar a escola sem o uso da máscara.

Na oportunidade, o profissional estava verificando a temperatura dos pais com o termômetro Infravermelho como a estratégia de prevenir e detectar alteração nas pessoas para evitar a contaminação do novo coronavírus.

 Sobre o PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.

A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.